quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como se detecta a Insuficiência Istmo Cervical

Já conversamos aqui no blog a respeito do que é a IIC. Mas, como diagnosticá-la? Geralmente, as mulheres que descobrem possui-la já se encontram no hospital perdendo seus bebês. No entanto, a IIC é facilmente identificada quando a mulher está grávida. Pela ultra-som, o médico acompanha o comprimento do colo do útero e verifica se o mesmo está encurtando. Em caso positivo, a IIC é detectada e realiza-se a cerclagem.

A cantora Wanessa Camargo, por exemplo, tem IIC que foi detectada em sua primeira gestação. Realizou cerclagem e tá por aí exibindo o barrigão, graças a Deus. Ou seja, ela não precisou sofrer nenhuma perda.

Logo, é prudente que as mulheres grávidas peçam sempre ao médico que façam a medição do colo do útero. Não custa nada ter essa precaução.

Ocorre, porém, que algumas mulheres perdem seus bebês e ainda têm dúvida se têm IIC ou não, pois, nem sempre os médicos apresentam um diagnóstico preciso.

Nesses caso, quando a mulher não está grávida, é possível detectar a IIC através de um exame chamado histerossalpingografia. Trata-se de uma espécie de "radiografia" do útero em que é colocado um contraste no momento do exame e, dependendo do fluxo deste contraste, se dirá se a mulher tem ou não IIC.

No meu caso, como todas as minhas perdas foram com médicos da minha cidade, ao consultar um especialista, ele não poderia ter certeza do meu diagnóstico sem ter me acompanhado em nenhuma de minhas perdas (embora fosse bastante sugestivo que se tratava de IIC).

Então, realizei a tal histerossalpingografia, que, aliás, é um tanto dolorida. E a IIC foi precisamente diagnosticada.

Alguns médicos, infelizmente, desconhecem que tal exame serve para diagnosticar a IIC, já que esse exame tem por finalidade verificar a obstrução de trompas e coisas do gênero. Lamentavelmente, são profissionais que não se atualizam. Logo, aconselho que o se procure um médico, de fato, especialista na área.

Procure um profissional competente e ele saberá lhe falar mais sobre o assunto. Tenha cautela. Não deixe o seu sonho de ser mãe na mão de qualquer um. Peça a Deus que coloque um bom médico em sua vida.

2 comentários:

  1. Estou fazendo um post sobre iic e cerclagem no meu blog e estou pegando uma colinha aqui, conheci uma pessoa que passou por 4 gestações sem sucesso e agora tem um menininho de um ano, ela fez a cerclagem definitiva com dr. Barini, eu não sabia nada sobre isso até conhece-la então resolvi abordar o assunto no meu blog, estou colocando o link do seu blog pois é bem explicado e você tem a vivência no assunto.
    http://patricionico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Tive uma perda em 2015 minha primeira gestação. O médico de plantão me deu o diagnóstico de IIC. Fiz esse exame histerossalpingografia e deu tudo normal.É possível que mesmo assim eu tenha IIC? Ñ fiz outra tentativa, mas tenho muito medo. Pari com 5 meses de gestação.

    ResponderExcluir